quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Agricultura familiar e direitos de trabalhadores do campo são prioridades de deputados do PT

03/02/2011

 
Fonte: Infomes Liderança do PT na Câmara
Entre as prioridades dos deputados do PT que tomaram posse para a 54ª legislatura (2011-2015) na Câmara dos Deputados está a defesa da agricultura familiar e da reforma agrária. Temas como a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o campo, estímulo à reforma agrária, a preservação dos direitos dos trabalhadores do campo, o fortalecimento da agricultura brasileira e a adequação da legislação ambiental às necessidades dos pequenos agricultores, são algumas das bandeiras que serão defendidas por deputados da bancada do PT ligados ao setor.
Para a deputada Luci Choinack (PT-SC), que retorna a Câmara após exercer o cargo por três outros mandatos, o parlamento precisa defender o trabalhador do campo olhando para o futuro. “Temos que eliminar o preconceito que é dirigido aos agricultores, principalmente contra os jovens, que, em função disso, acabam saindo do campo com vergonha do ofício que têm. É necessário qualificar os jovens agricultores e levar acesso ao conhecimento e à tecnologia, como a banda larga, para o interior do país. Só assim poderemos diminuir o preconceito contra o trabalhador do campo e garantir os avanços necessários para os próximos 20 anos”, sugeriu.
O deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), que assume o primeiro mandato na Câmara, aposta na força dos trabalhadores para, não só manter as conquistas obtidas no Governo Lula, mas avançar ainda mais. “Graças ao protagonismo dos trabalhadores da cidade e do campo, e à ação do PT enquanto representante dessas forças, o país conseguiu eleger o primeiro presidente operário do país. Agora, com a presidenta Dilma, precisamos garantir a continuidade do progresso social experimentado nos últimos oito anos”, defendeu.
Para o deputado Josias Gomes (PT-BA), que retorna à Câmara dos Deputados após 4 anos, a grande tarefa do país é fortalecer a agricultura brasileira para garantir uma maior produção de alimentos. “Existe hoje no Brasil uma demanda crescente na produção de alimentos e o país dispõe de grandes áreas agricultáveis para suprir essa demanda. Meu mandato estará voltado para desobstruir os entraves burocráticos que impedem o crescimento da nossa agricultura”, afirmou.
Eleito pela terceira vez na Câmara, o deputado Assis Miguel do Couto (PT-PR), defende a votação de projetos que previnam o inchaço das grandes cidades, garantindo aos pequenos agricultores rurais condições dignas de sobrevivência no campo. “A Câmara precisa revisar o Código Florestal, para adequar a legislação às necessidades dos pequenos agricultores; necessita atualizar a Lei do Cooperativismo, garantir mais assistência técnica aos trabalhadores e criar uma legislação sanitária que possibilite aos agricultores vender seus produtos em todo território nacional”, explicou.
Já a reforma agrária e a defesa do meio ambiente são preocupações do deputado estreante Marcon (PT-RS). “Tenho a expectativa de que o parlamento respeite os movimentos sociais. O meu mandato estará voltado para a defesa da reforma agrária e dos assentados e também o respeito ao meio ambiente, com ênfase na prevenção, não na punição”, disse. Marcon ressaltou que também irá atuar na preservação dos direitos dos trabalhadores garantidos pela Constituição de 1988.

Seguidores