terça-feira, 6 de novembro de 2012

PARCERIA ENTRE A DFDA/MDA-RN E O IFRN PARA EXECUÇÃO DO PRONACAMPO NO RN.




A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte, realizou reunião hoje (06/11) na Reitoria do IFRN com o Coordenador do Pronatec (Bolsa Formação) Prof. Otávio e o Pró-reitor de Planejamento do IFRN Prof. Willis. O principal objetivo da reunião foi de apresentar ao IFRN a proposta do PRONACAMPO, suas demandas para o RN e iniciar as tratativas para parceria entre o MDA e o IFRN para execução do PRONACAMPO nos Territórios da Cidadania do Sertão do Apodi, Açu-Mossoró, Alto Oeste, Mato Grande, Potengi, Trairí e Seridó.

O Ministério da Educação (MEC) em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no âmbito do Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO estará ofertando o PRONATEC CAMPO, por meio do qual serão realizados cursos de educação profissional e tecnológica. Ou seja, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, por meio da Bolsa-Formação Trabalhador e educação profissional técnica de nível médio, por meio da Bolsa-Formação Estudante.

Estamos no processo inicial para organização da ação do PRONACAMPO, estaremos nesta primeira etapa os cursos prioritários a serem oferecidos para o fortalecimento da agricultura familiar, serão: Gestão de empreendimento da Agricultura Familiar; Agroecologia aplicada à produção na agricultura familiar; Gestão de Sistemas Agroflorestais; Agroindústria; Cooperativismo. Realizaremos outros de interesse e em conformidade com as necessidades dos/as beneficiários/as e a capacidade de oferta das entidades ofertantes. A meta inicial prevista é de aproximadamente setecentas matrículas para os territórios.


Os cursos serão ofertados a três grupos de públicos, serão atendidos os técnicos de entidades prestadores de serviços de ATER cadastradas no SIATER-MDA; agricultores e agricultoras familiares , assentados de áreas de assentamentos de reforma agrária e do crédito fundiário e jovens agricultores familiares assentados, sendo atendidos pelo Bolsa Formação Trabalhador e Bolsa Formação Estudante.

A reunião deu encaminhamento para uma agenda de eventos nos territórios de visitas aos IFRN´s e reunião com os núcleos diretivos dos Colegiados Territoriais, já a partir do dia 26/11. (esta semana será construída a agenda). O próximo passa será a formação do Comitê Estadual do Pronatec Campo, que contará com a participação de diversas organizações da sociedade civil, movimentos sociais, sindical e de governo.

Edital para contratação de empresa para avaliação do mercado de terras no Brasil.


A Secretaria de Reordenamento Agrário - SRA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, abriu edital (Concorrência Nº 142/2012) para para Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços técnicos profissionais de pesquisa de campo, amostral, quantitativa e qualitativa de informações sobre a dinâmica do mercado de terras rural brasileiro, por meio de coleta em campo de informações sobre negócios realizados junto à proprietários de imóveis rurais que adquiriram seus imóveis no últimos 4 anos em 21 estados da Federação totalizando a aplicação de 10.000 questionários.

As empresas interessadas devem se cadastrar no site do IICA http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/Paginas/EditaisJuridica.aspx 

Todos os documentos estão disponíveis no site no referido endereço eletrônico.

O prazo para as empresas interessadas encaminharem as propostas será até o dia 26/11/2012.

Seguidores