sexta-feira, 20 de julho de 2012

Oficina debate propostas de metodologia da Bolsa-Formação Pronatec Campo

Boletim Eletrônico
Brasília (DF), 20/07/2012

Oficina debate propostas de metodologia da Bolsa-Formação Pronatec Campo

Termina nesta sexta-feira, 20, a Oficina de Construção da Metodologia de Pactuação da Bolsa-Formação Pronatec Campo, que acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). No último dia de debate da oficina, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) com participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representantes de movimentos sociais, reitores de institutos federais e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) apresentaram propostas de aperfeiçoamento da operacionalização da Bolsa-Formação Pronatec Campo.
A intenção do encontro é analisar as sugestões de operacionalização da Bolsa-Formação Pronatec Campo, definir os parâmetros sobre a avaliação de demandas e a definição de ofertas, estabelecer orientações para a mobilização dos beneficiários e pactuar compromissos e a agenda para implantação da Bolsa-Formação Pronatec Campo. As sugestões serão analisadas e, ao final da oficina, definidas para que possam ser colocadas em prática ainda neste semestre.
Uma das propostas apresentada foi a formação de um comitê territorial para melhor atender as características sociais, culturais e econômicas de cada beneficiário, levando em conta o território onde vivem. Outra sugestão foi a participação efetiva dos institutos federais no processo de composição dos cursos que propiciarão o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no campo. “Essa participação pretende melhorar de forma eficaz a formulação dos cursos ofertados. Com os institutos federais agindo de forma efetiva podemos oferecer cursos direcionados para cada beneficiário”, explicou a assessora especial para a Juventude do MDA, Ana Carolina Silva.
Para o diretor-geral do Campus Rio Pomba do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Arnaldo Prata, o interesse dos institutos federais é o de “acrescentar”. “No caso do Instituto Federal Sudeste, que trabalha com agricologia, a intenção é contribuir para melhorar os cursos voltados para a agricultura familiar”, afirmou. Segundo ele, a parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Educação e os movimentos sociais também vai trazer muitos benefícios para o Pronatec Campo. “São os segmentos que representam os interesses dos beneficiários”, relatou.
De acordo com Ana Carolina a intenção é que os aperfeiçoamentos sejam definidos para que, ainda em setembro, possam ser iniciados novos cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica para os públicos da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais e da reforma agrária.
Pronatec
O Pronatec é uma das linhas de ação adotadas pelo Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação. O objetivo é elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Segunda etapa do PAC entregará 4.850 retroescavadeiras



Mais de 4.800 municípios com menos de 50 mil habitantes receberão uma retroescavadeira, cada, para a manutenção e recuperação de estradas vicinais. A declaração foi dada pelo secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz, ao NBR Notícias, da EBC. A iniciativa faz parte da segunda etapa do PAC, do governo federal.
De acordo com o secretário, os municípios terão até o dia 18 de setembro para confirmar o interesse em receber o equipamento. Para isso, basta entrar no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br), clicar no ícone do PAC 2 e preencher os dados. “Para um maior escoamento na produção agrícola e pecuária, é essencial que esses municípios tenham estradas em boas condições”, justifica Maurício.
Além disso, os municípios que preencherem os dados para receber a retroescavadeira também poderão receber motoniveladoras – 1.330  equipamentos desse tipo serão distribuídos na segunda etapa do PAC. “É preciso que os municípios, na hora do preenchimento dos dados, sejam bastante objetivos com os critérios, como a produção agrícola e extensão rural”, explica o secretário.
Clique aqui e assista a reportagem na íntegra.

Seguidores