terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fundação Banco do Brasil assina Convênio com a Associação do PA São Francisco em Cerro Corá/RN.

Nesta sexta-feira próxima passada, dia 23/10/09, a Fundação Banco do Brasil, por intermédio da Agencia do Banco do Brasil, e a Associação do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária São Francisco, assinaram Convenio no valor de R$ 203.431,03 (duzentos e três mil, quatrocentos e trinta e um reais e três centavos), é o Projeto de 9.160 da FBB. O Convenio tem como objeto a alocação de recursos para o desenvolvimento do CENTRO DE REFERENCIA DE PRODUÇÃO E GESTÃO INTEGRADOS DA AGRICULTURA FAMILIAR – CRIAF. A Associação estará aportando a contra partida de 93.041,30 (noventa e três mil, quarenta e um reais e trinta centavos), que será incorporada por outras fontes.


A proposta do CRIAF é contribuir para a abertura de novos horizontes e oportunidades para as famílias de agricultores familiares assentadas daquela área, através da estruturação, operacionalização e gestão de sistemas produtivos agropecuários, agroindustriais, comerciais e de serviços, utilizando métodos socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis, por meio da organização social, econômica e ambiental das famílias, em unidades produtivas geridas individual ou coletivamente.


Considero um grande momento de oportunidade para as famílias assentadas, pois estão recebendo um considerável investimento na infra-estrutura do Assentamento, que permitira com certeza avançar no desenvolvimento das famílias e do assentamento, transformando-o em um modelo de referencia na região. Essa parceria entre a SRA/MDA/FBB e a Associação foi de fundamental importância para se chegar a esse momento, destaco a tempestividade e colaboração do INCRA-RN na pessoa do seu Superintende Paulo Sidney e sua equipe pelo apoio que vem dispensando a essa importante iniciativa.

Logo estaremos inaugurando, e a nossa esperança é que seja um empreendimento que a comunidade continue se apropriando cada vez mais, pois é nosso papel, promover um desenvolvimento emancipatório, que ajude as comunidades rurais a terem autonomia plena na implementação e gestão dos seus empreendimentos.

Espaço de Democracia e aprendizado.


Na noite do último dia 23 de Outubro de 2009, em virtude da assinatura do Convênio entre a Associação do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária São Francisco e a Fundação Banco do Brasil, no referido Assentamento participei naquela comunidade de uma Sessão Itinerante do Poder Legislativo do Município de Cerro Corá, inclusive com a participação do Poder Executivo Local, por intermédio da presença do Prefeito Municipal.

Naquela oportunidade para qualquer pessoa atenta, presenciamos um exemplo concreto do avanço da democracia no País. Faça-se justiça, primeiro pela decisão da Mesa Diretora da Câmara em realizar as Sessões nas Comunidades rurais, junto a inúmeros agricultores, homens, mulheres, crianças e segundo, pelo exercício da democracia e da cidadania, onde os nobres vereadores, investidos pelo poder outorgado pelo povo, se manifestaram em defesa dos seus requerimentos e alguns na defesa do Poder Executivo.


Na oportunidade pode-se observar a revelação da função do Legislativo e do Executivo, pois, não foram poucos debates, as críticas e pedidos dos Vereadores ao Executivo Local, onde ambos faziam suas defesas, suas justificativas pautadas no respeito das idéias, no debate sadio, transformando aquele local singelo ao ar livre em uma “arena de democracia e aprendizado”.




Seguidores